HQ’S E MANGÁS: PAIXÃO DE PAI PRA FILHO




Da esquerda para direita a família e suas coleções: Diógenes Silva, Antônio Rogério Silva (pai) e Rogério Silva.

Por: Lucy In The Sky (Eliane Simões)
Fotos: Arquivo Pessoal



Para um geek ou nerd, ter algum tipo de coleção é algo quase inevitável. São muitos os apelos midiáticos e variadas as opções. Mas quando esse gosto é passado entre gerações, a paixão tende a ser fulminante. É o caso dos irmãos Diógenes Silva, 19, e Rogério Silva, 16. Ambos, influenciados pelo pai, Seu Antônio Rogério da Silva, 55, possuem uma grande coleção de Mangás e HQ’s, respectivamente. O hobby começou com Seu Antônio, como afirma seu filho mais velho, Diógenes: “Acabei herdando de meu pai o gosto de ler quadrinhos e colecioná-los. Ele gosta muito dos HQ’s do Conan, O Fantasma e Tex Willer. Esse último ele compra até hoje. Eu não sei se posso chamá-lo de colecionador, pois ele não tenta obter todos os números que faltam na sua coleção. Acho que o perfil dele é mais de um apaixonado por histórias em quadrinhos”, disse.   
Diógenes com parte de sua coleção de Mangás
Sobre sua própria coleção, o estudante de Computação diz que é mais ligado a mangás: “Comecei a colecionar há mais ou menos um ano, também por influência de meu pai. Ficava inquieto em vê-lo em casa lendo os quadrinhos e me perguntava: porque ele comprava essas histórias se ele podia ler pela internet, como eu fazia? Foi então que um dia eu estava passando próximo a uma banca de revistas, e entrei pra ver se tinha algo de interessante, e vi mangás que eu já havia lido online. Acabei comprando alguns exemplares e li todos novamente. O sentimento de ter aquelas histórias em minhas mãos era muito diferente do sentimento de ler na frente de um computador. Hoje possuo 279 mangás de variados títulos como do Beelzebub, Katekyo Hitman, Reborn, Drifters, Tenjho Tenge, Btooom, Level E, Another, Bakuman, Street Fighter Alpha, Dragon Ball, Fairy Tail, Ousama Game (Jogo do Rei), One PIece, entre outros”.  Já Rogério Silva, coleciona também há um ano, mas apenas HQ’s. Suas histórias preferidas são da Marvel: “Possuo 158 exemplares do Thor, Homem de Ferro, Vingadores, Lanterna Verde e etc., um pouco por causa da influência dos filmes desse gênero, um pouco pela influência do meu irmão e do meu pai que comecei a gostar mais, e colecionar”, explica.

Parte da coleção do estudante de Computação
Como bons colecionadores que são, os irmãos Silva, já tiveram dificuldades para encontrar exemplares raros: “O Cavaleiro das Trevas” é uma HQ muito difícil de conseguir, mas um amigo do meu irmão conseguia essas HQs e trocava comigo por alguns mangás que eu colecionava antes. Troquei 1 HQ por mais de vinte mangás, ou um pouco mais”, revela Rogério. “O que me rendeu mais confusão para conseguir, foi o vol.1 de Fairy Tail. Me custou 80 reais, e ainda veio danificado (o antigo dono tinha riscado um dos quadros de caneta preta). Por sorte, eu tinha comprado em uma loja online e o dono aceitou trocar por outros mangás. Depois, meu irmão comprou os volumes de 1 a 5 no facebook, e me vendeu todos por 70 reais. Valeu muito a pena, pois estavam novos como se nunca tivessem sido lidos, conta Diógenes.

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Use o bom senso!

Scroll to top