AS CRÔNICAS DE WESLEY: O CRIADOR E A CRIATURA



PS: Sim, mais uma sobre HQ's... Mas falar sobre Histórias em Quadrinho é sempre muito bom. 
E falar sobre os caras por trás dos desenhos é conhecer a mente pensante e pulsante sobre as tintas.

Você é um dos quase 1 milhão e 300 mil seguidores da page As crônicas de Wesley? 
Qualquer que seja sua resposta, se você é um geek, nerd, ou gosta de cultura pop vai curtir a entrevista que fiz com o criador de uma das tirinhas mais comentadas da web: 

Criação e criador: Wesley fala na matéria sobre sua vida, processo criativo e a polêmica com uma page-paródia
 

1) Se apresente para nossos leitores:


Meu nome é Wesley Silva e tenho 17 anos :) Mas todo mundo acha que tenho uns 25, e alguns até ficam surpresos quando me conhecem de verdade (kkk)


Os quadrinhos contam situações do cotidiano jovem
2) Quem é o rapaz por trás do personagem?


O "rapaz atrás do personagem" é um pouco diferente, no entanto absurdamente igual ao personagem da série. Ele é meio que a personificação dos meus pensamentos, uma forma "física".
Sobre mim, posso dizer que sou de uma família de 8 irmãos (em ordem de nascimento: William, ~Aqui sou eu~, Leandro, Fernando, Gabriel, André, Filipe, Vítor e Isabele, a princesa).
Já sobre meu trabalho (primeiramente para mim não é exatamente um trabalho, mas uma diversão), sempre procurei não tornar as tiras um trabalho, penso isso para um futuro próximo, mas não agora.
Eu já desenho há algum tempo, cerca de três anos, no entanto, as crônicas foram literalmente meu primeiro contato com o estilo cartoon.
A página foi criada inicialmente como uma brincadeira no dia nove de novembro de 2013, e então o tempo passou... mas permanece como brincadeira.


3) Conte um pouco aqui seu processo inventivo (Processo de escolha do personagem Wesley: Cores? Sombras e Realces?  Seu traço? Se inspirou em alguém?

O personagem sempre existiu dentro de mim, apenas passei-o pro papel.

Já sobre meu desenho, costumo pensar que todos temos estilos interiores, aquele tipo de estilo de desenho que mais nos identificamos.
Meu estilo nasceu bem espontaneamente. Inicialmente com sombras e efeitos 3D mais elaborados, e posteriormente com um estilo de traços, o que eu não via com bons olhos no início, mas passei a gostar com o tempo.



4) Você já divulgava seu trabalho em outro espaço? Ou ele já nasceu no online?

Se desenhar nos corredores do colégio para os amigos verem, conta como "trabalho divulgado", então sim. Cheguei a criar uma página mostrando meus desenhos, mas ela não teve metade de 0,0000001% do impacto que as Crônicas tiveram.



5) Você tem um ritmo de produção? É apenas você que desenha, ou a mais alguém envolvido no processo?


Histórias com continuidade
Eu desenho quando estou bem. Ou seja, desenho quase todos os dias. Enquanto trabalhei com as tirinhas, o maior período que passei sem postar foram duas semanas, pois estava em viagem. Quem fazia todo o processo desde a criação, desenho e administração da página era eu. Contei com a ajuda de Filipe Câncio para administrar as Crônicas no Google+ e a ajuda de Leandro (irmão) para idealizar algumas das várias tirinhas que postei.


6) O humor nas tirinhas, e regionalização com marcas do “sotaque” e gírias é algo próprio do seu trabalho. Porque quis investir nessa linha regional?

É um erro até comum confundir minha origem. Pareço ter vindo de vários outros lugares, mas na verdade sou de uma cidade chamada Vitória da Conquista, no interior da Bahia.  E não, não falo "oxente" ou "venha cá, meu rei". Meu português é bem falado e correto. E temos água sim. (Bjos pra a humanidade).
No princípio tive conflitos com determinadas palavras do vocabulário dos personagens, mas depois foi tudo resolvido, e tornei a língua do Wesley uma língua mais "brasileira" ao invés de "baiana".



7)  Gostaria de saber sobre a continuidade da sua narrativa, pois percebi que existem algumas coisas e situações recorrentes, como o “Wesley do futuro”. Esses personagens são planejados ou ocorrem espontaneamente?

 
Eu sempre soube que a página duraria pouco tempo e depois teria uma pausa de dois anos, então resolvi fazer o alicerce das futuras histórias do Wesley. O Wesley do futuro, O medalhão do pescoço do Wesley, Os rostos felizes, A namorada do Wesley, O Leandro, O Câncio... Todos esses detalhes servirão de base para a série completa. Com o meu retorno, trarei uma história mais elaborada e surpreendente de As Crônicas de Wesley.


Crítica sobre o Exame Nacional do Ensino Médio
8) Seu processo criativo é compartilhado? (Você usa ideias que seus amigos sugerem, ou algo do tipo)

Todos me dão ideias, sabendo disso ou não. O processo de observar e desenvolver faz parte. Com isso, tenho muitas ideias por dia. Diretamente tenho ajuda de meu irmão, Leandro e as vezes de Fernando.


9) Tem algum patrocínio?

Não. Resolvi não me envolver com patrocínios no momento.


10) Soube que você realiza palestras. Fala mais sobre isso?

Durante esse período estive aprendendo comigo mesmo sobre como fazer tudo isso, já que nunca fiz curso. Então as palestras sempre são variadas, indo desde uma aula de como desenhar os personagens até o processo de elaboração psicológica do mesmo.



11) Como você recebeu a “page-parodia”: “Crônicas do Wesley Safadão”?

Com um pouco de indignação, revolta, surpresa e uma pitada de tristeza. Como eu disse antes, um estilo é uma coisa pessoal e intransferível. Ver outra pessoa copiar meu estilo e adicionar coisas como palavras de baixo calão e "safadeza", me pegaram desprevenido. Não foi algo bom, sinceramente. Essa página me trouxe vários prejuízos pessoais, principalmente religiosos, pois muitas pessoas adeptas de minha religião achavam que eu também produzia as tirinhas dele. E até hoje muitas acham.



12) Algo mais que queira acrescentar? Deixa uma mensagem pra galera:

Queria agradecer o privilégio e dizer que eu vou voltar... E voltarei com tudo o que não foi mostrado. Aguardem!


Fotos: Arquivo pessoal e quadrinhos da page




DICA: O Wesley publicou um e-book "As crônicas de Wesley - 365 dias de glória". O valor é simbólico, e ele diz que: "comprando vocês darão para ele o melhor presente. É uma forma de  agradecer por todo esse ano de tirinhas e ajudarem com seus projetos futuros." 
Acesse o link e confira. 

Gostou? Compartilhe com os amigos!

Nenhum comentário :

Deixe uma resposta

Use o bom senso!

Scroll to top